Por que devo fazer o Curso?

A consultoria trata-se de uma atividade das que mais cresce no mercado atual.  E a profissão de Consultor Tributário apresenta-se com grande envergadura no contexto atual e futuro, visto que contribui na tomada de decisão em relação aos procedimentos fiscais, contábeis e até mesmo de investimento.

Qualifique-se! Inscreva-se AGORA!
Ao concluir este curso você estará apto para avançar na sua carreira e realizar, tornando-se um profissional ainda mais qualificado e valorizado.

Entre em contato e ganhe até 100% de desconto – (85) 3477-2952

Horário das Aulas

Aulas aos Sábados (6 Encontros)
8h às 12h (Coffee break – 9h30min)
12h às 13h (Intervalo)
13h às 17h (Coffee break – 15h30min)

Paulo Almada

Paulo Almada

Pós-doutorando em Educação(IUNIR), Doutor em Ciências Jurídicas; Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museo Social Argentino (2017); especialização em Direito Processual (2008) pela UNISUL; especialização em Administração Fazendária (2002) pela Unichristus; especialização em Gestão Pública pela UECE-Universidade Estadual do Ceará. Perito Judicial. Possui graduação em Direito (2006) e Ciências Contábeis (1995), ambos pela Universidade de Fortaleza. Coordenador das Pós MBA em ICMS; Coordenador dos Cursos: Formação em Analista Fiscal, Analista Contábil, ICMS na Prática, dentre outros. Conselheiro do CRC/CE (2014-2017). Servidor público da SEFAZ/CE, desde 1993. É atuante como professor nas áreas: Auditoria Fiscal-ICMS, Grafodocumentoscopia Fiscal, Operações no Trânsito de Mercadorias-ICMS, Regimes Especiais de Tributação ICMS, Substituição Tributária do ICMS, Prática de Fiscalização (Estabelecimento e Trânsito), Processo Administrativo Tributário estadual e demais temas tributários. Facilitador de Cursos junto à SEFAZ/CE e outras Secretarias de Fazenda, Conselho Regional de Contabilidade (CRC/CE), ministrando aulas na Pós-Graduação da UNIFOR-Universidade de Fortaleza, Unichristus, Faculdade CDL, Faculdade FJN, dentre outras. Autor dos Livros: ICMS Prático: Substituição Tributária, Antecipado, Diferencial de Alíquotas e ICMS de AaZ.

Felipe Pereira

Felipe Pereira

Especialista em Direito Tributário com MBA em Controladoria pela Uniderp. Advogado e Contador. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza e em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará. Professor de cursos de graduação e pós-graduação da Unichristus. Professor e palestrante em cursos e treinamentos de formação de profissionais da área contábil e tributária. Coordenador Tributário do Grupo 3corações. Ex-consultor tributário da KPMG do Brasil.

Francisco Lima

Francisco Lima

Publicitário e Quality Thinking com MBA em Sistemas de Qualidade e Sustentabilidade Empresarial e formação como Lead Auditor ISO 9001 (IRCA). Dezoito anos de experiência nas áreas de consultoria estratégica e de inovação, gestão empresarial e marketing industrial e de serviços em empresas de médio e grande porte. Vasto conhecimento em ferramentas de gestão da qualidade, Lean, gestão de projetos, design thinking, análise de risco, análise mercadológica e planejamento estratégico. Professor das Disciplinas de Inovação e Criatividade, Gestão Estratégica, Gestão de Processos, Ferramentas da Qualidade e Sustentabilidade das especializações da Faculdade Farias Brito – FFB e (Fortaleza – CE / 2015 até o presente momento). Facilitador de treinamentos corporativos, auditorias e consultoria em gestão para empresas de grande e médio porte, tais como; Brasil Kirin, Multiplay, Cobap/Pacel, Construtora Dias de Souza, G&E Manutenção e Serviços, Conel Engenharia, PB Engenharia, MDK Bojos, entre outros, no município de Fortaleza – CE (março de 2014 até o momento).

Julyendreson Marques

Julyendreson Marques

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (FIC). Atua como Consultor Tributário há mais de 9 anos no mercado de médias e grandes empresas. Atualmente é Controller na EPCL – Empreendimentos, Projetos e Construções LTDA. Pós Graduado em Legislação e Planejamento Tributário. Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School. Graduando do Curso de Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor Universitário, Palestrante e Instrutor de cursos de Formação na área Contábil, Fiscal e Tributária.

Francisco José

Francisco José

Advogado, Contador, Mestrando em Direito e Especialista em Educação e em Planejamento Tributário; Auditor do tesouro do Município de Fortaleza; Professor universitário em cursos de Graduação e de Pós-graduação; Instrutor e Palestrante de diversos cursos na área dos tributos municipais e do Simples Nacional; Instrutor da ACEP, da ESAF, do CETREDE, da Fortes Treinamentos, da R&G Solutions e de outras entidades; Ex-secretário de Finanças do Município de Fortaleza; Ex-presidente do Contencioso Administrativo Tributário do Município de Fortaleza, Ex-coordenador de Tributos da Secretaria de Finanças de Fortaleza.

Glauberfran Vidal

Glauberfran Vidal

Graduado em Ciências Contábeis e especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é gerente de operações membro do conselho de administração da empresa P&P Contabilidade e Consultoria Empresarial, além de capacitar equipes na área Contábil/Fiscal.


Fabio Rodrigues

Fabio Rodrigues

Advogado; Mestre em Ciências Contábeis; Doutorando em Ciências da Informação; Coordenador, autor e coautor de diversos livros em matéria contábil e tributária, tais como “PIS e COFINS na Prática”, “SPED e Sistemas de Informação”, “Contabilidade e Gestão de Tributos” e “Compliance Tributário: práticas, riscos e atualidades”; Professor em diversas instituições (BSSP, FECAP, FGV, FIPECAFI, UNICAMP, etc.); Pesquisador, com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior; Avaliador de artigos para Revistas e Congressos Científicos; Sócio nas empresas Systax Sistemas Fiscais (www.systax.com.br) , Busca Legal Tecnologia (www.busca.legal) e BSSP Centro Educacional (www.bsspce.com.br).

Objetivo

O curso visa capacitar os participantes para exercer a atividade de consultoria tributária, seja como autônomo ou em uma organização, mediante análise das particularidades dos diversos tributos e compartilhando as boas práticas operacionais, técnicas e legais. E ainda auxiliar no exercício de realizar revisões fiscais e levantamentos prévios de abrangência fiscal e contábil.

O Curso é voltado às atividades Comerciais, Industriais e Serviços, a partir de estudo de casos das espécies tributárias de âmbito federal, estadual ou municipal. De maneira a contribuir na interpretação legalmente plausível e elaboração de relatório circunstanciado.

Público Alvo

Contadores, Advogados, Analistas Fiscais, Coordenadores e Supervisores Fiscais e Contábeis, Administradores, Economistas, empresários e demais profissionais interessados.
Essa é a sua chance, inscreva-se AGORA no Único Curso de Fortaleza que irá prepara-lo(a) verdadeiramente para ingressar no mercado de trabalho.

1. PIS e COFINS

1.1 Fundamentação Constitucional
1.1.1 Previsão Constitucional das Contribuições
1.1.2 Legislações Vigentes para PIS e COFINS
1.1.3 Diferenças entre Contribuições, Taxas, Impostos e Contribuições de Melhoria
1.2 Regimes de Apuração
1.2.1 Regime Cumulativo
1.2.2 Regimes Especiais (Monofásico e Substituição Tributária)
1.2.3 Desonerações (Isenções, Imunidades, Não Incidências e Alíquota Zero)
1.2.4 Regime Não Cumulativo
1.3 Obrigatoriedades
1.3.1 Empresas Obrigadas ao Regime Cumulativo
1.3.2 Obrigatoriedade do Regime Não Cumulativo
1.3.3 Receitas vinculadas ao Regime Cumulativo
1.3.4 Aplicação do Regime Misto
1.4 Jurisprudências e Discussões Técnicas
1.4.1 Exclusão do ICMS na BC do PIS e COFINS
1.4.2 Conceito de Insumos para Apropriação de Créditos – Regime Não Cumulativo
1.4.3 Instrução Normativa 1911/2019
1.5 Obrigações Acessórias
1.5.1 EFD Contribuições
1.5.2 DCTF
1.5.3 PerDcomp

2. ICMS

2.1 Aspectos Gerais
2.1.1 Legislação Aplicável
2.1.2 Fato Gerador x Hipótese de Incidência
2.1.3 Base de Cálculo
2.1.4 Alíquotas Internas e Interestaduais
2.1.5 Formato de Apuração – Não Cumulativo
2.1.6 Créditos Apropriáveis
2.1.7 Reduções de Bases de Cálculos e Estornos de Créditos
2.2 ICMS Substituição Tributária (ST)
2.2.1 Formas de Substituição (Antecipado, Diferencial de Alíquotas e Substituição Tributária)
2.2.2 Metodologia de Cálculo para as Formas de Substituição
2.2.3 ICMS ST por MVA, Pauta e Carga Líquida – Aplicação Prática
2.2.4 Ressarcimentos de ICMS ST
2.2.5 Casos Práticos com ICMS ST
2.3 Operações Especiais
2.3.1 Remessas e Retornos
2.3.2 Consignações Mercantis
2.3.3 Operações Triangulares
2.3.4 Depósito Fechado
2.4 Regimes Especiais
2.4.1 Decreto 29.560 (Substituição Tributária Carga Líquida)
2.4.2 FDI/Provin
2.5 Obrigações Acessórias
2.5.1 EFD ICMS/IPI

3. IRPJ/CSLL

3.1 Fundamentação Constitucional
3.1.1 Previsão Constitucional do IRPJ e CSLL
3.1.2 Legislações Vigentes para IRPJ e CSLL
3.2 Regimes de Apuração
3.2.1 Lucro Presumido
3.2.2 Lucro Arbitrário
3.2.3 Lucro Real
3.3 Obrigatoriedades
3.3.1 Obrigatoriedade ao Lucro Presumido
3.3.2 Obrigatoriedade ao Lucro Real
3.3.3 Aplicação do Lucro Arbitrário
3.4 Jurisprudências e Discussões Técnicas
3.4.1 Contabilização do Crédito da Exclusão do ICMS na BC do PIS e COFINS
3.4.2 Tributação das Subvenções de Incentivos Fiscais
3.4.3 Benefício Fiscal – Sudene/Sudam – Lucro da Exploração
3.5 Obrigações Acessórias
3.5.1 ECF

4. Case Prático – Consultoria Tributária

4.1 Elaboração de Caso Prático de Levantamento de Créditos
4.2 Emissão de Relatório de Consultoria Tributária