Por que devo fazer o Curso?

O ICMS trata-se de tributo com grande repercussão no dia a dia das empresas comerciais e industriais, por conseguinte, advogados, contadores e demais atuantes nas áreas fiscal, contábil e afins precisam estar preparados para dar respostas rápidas e seguras aos seus clientes, tudo em conformidade com as normas em vigência.
O Curso ICMS Avançado vem exatamente preencher essa lacuna, disseminando conhecimento de alto nível e construindo soluções legais para situações concretas.

APRENDA DE VEZ ICMS! Entre em contato e ganhe até 100% de DESCONTO – 3477-2952

EVITE PROBLEMAS! INSCREVA-SE AGORA E APRENDA DO ZERO!

Horário das Aulas
Aulas aos Sábados (4 Encontros)
8h às 12h (Coffee break – 9h30min)
12h às 13h (Intervalo)
13h às 17h (Coffee break – 15h30min)

Paulo Almada

Paulo Almada

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museo Social Argentino (2017); especialização em Direito Processual (2008) pela UNISUL; especialização em Administração Fazendária (2002) pela Unichristus; especialização em Gestão Pública pela UECE-Universidade Estadual do Ceará. Perito Judicial. Possui graduação em Direito (2006) e Ciências Contábeis (1995), ambos pela Universidade de Fortaleza. Coordenador das Pós MBA em ICMS; Coordenador dos Cursos: Formação em Analista Fiscal, Analista Contábil, ICMS na Prática, dentre outros. Conselheiro do CRC/CE (2014-2017). Servidor público da SEFAZ/CE, desde 1993. É atuante como professor nas áreas: Auditoria Fiscal-ICMS, Grafodocumentoscopia Fiscal, Operações no Trânsito de Mercadorias-ICMS, Regimes Especiais de Tributação ICMS, Substituição Tributária do ICMS, Prática de Fiscalização (Estabelecimento e Trânsito), Processo Administrativo Tributário estadual e demais temas tributários. Facilitador de Cursos junto à SEFAZ/CE e outras Secretarias de Fazenda, Conselho Regional de Contabilidade (CRC/CE), ministrando aulas na Pós-Graduação da UNIFOR-Universidade de Fortaleza, Unichristus, Faculdade CDL, Faculdade FJN, dentre outras. Autor dos Livros: ICMS Prático: Substituição Tributária, Antecipado, Diferencial de Alíquotas e ICMS de AaZ.


Afrânio Peixoto

Afrânio Peixoto

Graduação em Economia pela Universidade de Fortaleza – 1989 (UNIFOR), Curso de Extensão em Administração Pública e Economia –  1997 (George Washington Universirty – GWU), Especialização em Auditoria Interna – 1999 (UFC) e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2002). É auditor Fiscal do Tesouro Estadual – Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, professor colaborador da Associação dos Auditores do Estado do Ceará (AUDITECE), professor universitário da Faculdade Metropolitana de Fortaleza (FAMETRO), professor de cursos de Pós- Graduação (Centro Universitário Estácio). Possui experiência nas áreas Contábil/Administrativa, com ênfase em Finanças, Custos e Orçamento, atuando principalmente no seguinte tema: Auditoria de Fiscal e Contábil e Finanças Corporativas.


Everton Bessa

Everton Bessa

Especialista em Administração Tributária pela Universidade de Rio Branco(2008). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2012). Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Ceará (2003). Auditor Fiscal da Receita Estadual – Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ-CE), atualmente desempenhando a função de Orientador do Núcleo da Substituição Tributária e Comércio Exterior (CESUT). Tem experiência no ensino de Legislação Tributária (cursos internos e externos). Representante da SEFAZ-CE no grupo de trabalho da substituição tributária no CONFAZ.


Objetivo

Capacitar e/ou qualificar os participantes, através de estudos de casos, de modo a identificar erros e as alternativas legais para correta aplicabilidade do ICMS diante do caso concreto.

Público Alvo

Advogados, Contabilistas, Administradores, Consultores, Coordenadores, Supervisores, Analistas Fiscais e Contábeis e demais profissionais que queiram atingir um nível mais avançado sobre ICMS.

Pré-requisito

Conhecimento intermediário sobre ICMS e/ou experiência na área.

ICMS Aspectos gerais


Não incidência e isenção e diferimento – efeitos e repercussão; crédito de ICMS (operação própria, ativo imobilizado, diferimento, FDI, etc);
Análise prática dos diversos tipos de antecipação do ICMS;
Estudo de casos.

ICMS Substituição Tributária


ICMS-ST de âmbito nacional
ICMS-ST de âmbito interno
Estudo de casos.

ICMS Transversal


ICMS Serviços de Comunicação: aplicabilidade, alíquotas, crédito;
ICMS Energia Elétrica: aplicabilidade, alíquotas, crédito.

Auditoria Fiscal Eletrônica


Malha fiscal;
Cruzamento de dados;
Auditoria Fiscal e o fluxograma de ações fiscais e principais irregularidades;
Estudo de casos